O programa Myofascial Release® criado pelo doutor Luís Ferreira Monteiro Neto e supervisionado pelo mestre Allison Gustavo Braz, possui metodologia registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial ) sob o numero 911467394 – e na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.
Método Myofascial Release® – Terapias miofasciais.
O método Myofascial Release®
Myofascial (pronunciado Myo fashal) é derivado das palavras latinas ‘myo’ para o músculo e ‘fascia’ para a banda. O conceito de método provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. Por sua vez, um método terapêutico é o conjunto técnicas ou terapias que se utiliza para alcançar resultados válidos no tratamento de disfunções ou patologias.
A liberação miofascial é uma técnica prática segura e muito eficaz que envolve a aplicação manual e instrumental nas restrições do tecido conjuntivo miofascial, podendo eliminar a dor e restaurar o movimento.
Trauma, respostas inflamatórias e ou procedimentos cirúrgicos criam restrições miofasciais que podem produzir pressões de tensão em estruturas sensíveis à dor que não aparecem em muitos dos testes padrão.
O uso de liberação miofascial permite-nos olhar para cada paciente como um indivíduo único. A base do método é o uso de um conjunto de técnicas para mobilização. Cada técnica usa princípios já comprovados clinicamente, visando devolver a estrutura da fáscia toda sua capacidade funcional fisiológica.
Em muitos casos, os cuidados de saúde tradicionais centram-se no sintoma, onde a dor acaba sendo o foco principal, entretanto para muitos pacientes isso não oferece uma solução eficaz.
Com a metodologia do método, uma vez que compreendemos a natureza da rede fascial, como ela funciona e como a disfunção fascial pode afetar toda a estrutura, podemos começar a entender como os sintomas, dor, desequilíbrio e disfunção se desenvolvem, e com isso aplicar a melhor técnica ou conjunto de técnica visando resolver o problema.Nosso pensamento está em difundir a técnica todos os profissionais da área da saúde, mas principalmente difundir o Conceito de Estimulação Tegumentar que permite nova visão nos atendimentos daqueles buscam melhor qualidade de vida para seus pacientes